quinta-feira, julho 14, 2011

Leçon sobre juízo de fato e juízo de valor

É fato que a carreira docente é desvalorizada.
O fator causal, no entanto, não é único.
Sim, o Estado tem participação.
Mas vou apontar um segundo.
Não, não vou generalizar, apesar de perceber a influência de toda a população neste fato.
Vou atacar um particular: OS ALUNOS.
Ser aluno, ser sujeito da educação, estar presente nas escolas e salas de aulas,
cara-a-cara e dia-a-dia com o professor. Este sujeito também é atribuidor de juízos de valor.
Valora. Valoriza. E como há os contrários, também desvaloriza.
Mas penso que a desvalorização do professor é sintoma de uma outra perda muito maior:
a desvalorização do Saber. Buscar saberes, conhecimentos, ampliar o intelecto, não é o principal nos centros de estudos. O sentido destas instituições não é a edificação do espírito (cá entre nós isto soa até estranho e utópico demais). É outro. Aos leitores, deixo para que o pensamento busque respostas para este sentido.
Aos alunos, faço um apelo - o que vocês estão fazendo nas escolas? O que vocês esperam de seus professores? E digo mais: o que estão fazendo para contribuir neste processo educativo do qual vocês são os sujeitos principais?
É fácil agir como a maioria, reclamando, criticando, dando as costas. Difícil é se reconhecer como co-responsável na construção da sua formação. Difícil é embelezar os olhos, mudar a ótica, a ética, o tipo. Fácil é ser "tipo" todo mundo.
O que tem sido o Saber, com S maiúsculo, para vocês?
Não perceberam ainda que só reclamar não funciona?
Que para ser melhor vocês também precisam melhorar?
Que é necessário reconhecimento, empenho, esforço, dedicação, contribuição?
Que para saber é preciso querer aprender?
Que para receber é também preciso doar?

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