sexta-feira, maio 21, 2021

Sobre os canibais dos "canibais"

 Quando Michel de Montaigne escreveu "Sobre os canibais" no ´século 16, ele sonhou em contar a Platão sobre a beleza deste lugar e de seus povos. Montaigne também demonstrou o seu receio de que a chegada dos europeus ao "Novo Mundo" pudesse ser desastrosa e devastadora, devido ao fato de seus conterrâneos terem os olhos maior do que a barriga... 

Agora, diria eu a Montaigne, que ele não se enganou em seus maus pressentimentos... mas que jamais pudera imaginar a qual ponto chegaria tamanha empreitada. O Novo Mundo foi invadido, saqueado, explorado em suas profundezas e entranhas... seus povos originários foram submetidos, subjugados, subalternizados, escravizados, violentados e assassinados. Seus territórios, mentes, corpos, línguas, crenças e cosmovisões foram silenciadas e roubadas. Seus saberes e fazeres ancestrais foram negados e invisibilizados. 

A Modernidade, do lado de cá, se impôs como colonialidade. O progresso, como servitude e escravização. O Humanismo, como racialização e classificação hierárquica entre humanos, sub-humanos e bestas selvagens. O capitalismo, como exploração dos minérios e do trabalho escravo, o que gerou a monetização e o enriquecimento do continente europeu. 

O lado oculto da Modernização é a colonização. É a divisão do mundo em centro e periferia. É a classificação das pessoas em raças. É a hierarquização das raças, dos povos, das línguas, das crenças, dos saberes, das visões de mundo. 

Quem são os selvagens?

Nenhum comentário:

Sentido da poesia

 Alguém me disse que a poesia precisa ter sentido, dizer coisas conexas, senão, não é poesia. O que é ter sentido?  Que sentido é esse que s...