quarta-feira, abril 07, 2010

Criar a Ação


Procuro algo dentro de mim
algo que me saia
de forma crua
sem muita arquitetura
sem enfeites e molduras

Muito vi do erudito
pouco do autêntico
O que trouxe novos estilos
trouxe-o porque criou

Onde está a perdida arte de criar?
Como aniquilar a falsa maquiagem
que traz por trás a cópia?

Será necessário parar de devorar cultura?
Aprender a ruminar?
Digerir?
Ruminar e digerir
a cultura alheia ou a mim mesmo?
Como tocarei este instrumento?
Como soltarei a voz?
Como pincelarei as tintas?
Como encaminharei os dedos?
a caneta?

Que céu quero contemplar:
o céu já visto e dito
ou o céu como ninguém viu,
ou talvez viu e não exprimiu?

E que sentimento quero cantar?
O das novelas, dos romances?
Ou esses inauditos
aqui calados
aqui refugiados?

Quero esse meu desconhecido
Quero esse teu desconhecido
Quero o nosso que é só nosso
Que é novo
por ser tão antigo...


(imagem: Wassily Kandinsky)

Nenhum comentário:

Sentido da poesia

 Alguém me disse que a poesia precisa ter sentido, dizer coisas conexas, senão, não é poesia. O que é ter sentido?  Que sentido é esse que s...